Quem somos?

O Movimento “Jovens por um Mundo Unido”, fundado por Chiara Lubich em 1985, é uma rede que, em suas diversas realidades, se torna gradualmente sempre mais compacta, acolhendo jovens de diversas denominações cristãs, religiões diferentes e até mesmo aqueles sem uma referência religiosa: todos protagonistas apaixonados da fraternidade universal.

Esta tendência cultural penetra lentamente nos jovens, chamados a enfrentar os muitos desafios trazidos pelo individualismo, o relativismo, especialmente no Ocidente.
È um vazio que chama à plenitude, suscitando uma busca, um convite a dar a vida por algo de grande: contribuir a alcançar o mundo unido.
E é no desafio diário que os jovens cristãos têm a oportunidade de consolidar a escolha de Jesus como modelo e do Evangelho como um código de vida.
Os jovens pertencentes a outras religiões, acolhendo o Projeto do Mundo Unido, encontram um estímulo constante a se refletir nas suas respectivas doutrinas, especialmente na “regra de ouro” que convida a fazer aos outros o que gostaríamos que fosse feito a nós.
Os jovens de outras crenças ou sem uma referência religiosa compartilham com entusiasmo de todas as iniciativas concretas em favor do próximo, expressando assim os mais profundos valores do ser humano.

O forte espírito que nos anima também suscita uma série de ações locais e a nível mundial:

Intervenção rápida visando atender vítimas de terremotos, inundações, fomes, guerras ... como por exemplo os terremotados de Abruzzo (Itália), China, Haiti, Chile e famílias na Faixa de Gaza (Oriente Médio);
Compromisso com realizações locais de todos os tipos para construir a fraternidade na própria cidade, bairro, escola, universidade ... Em todos os continentes, de acordo com as necessidades mais urgentes do lugar, organizamos atividades a favor das crianças de rua, dos sem-abrigo, idosos abandonados, deficientes, prisioneiros, imigrantes ...;

Desde 1995, realizamos anualmente a Semana Mundo Unido: uma proposta às cidades, às instituições, a todos para promover a unidade e a paz em todos os níveis. Dias nos quais se concentram as mais variadas iniciativas para influenciar a opinião pública dos nossos Países e testemunhar juntos que construir um mundo unido è possível.


Ciente de que não construiremos o mundo unido sozinhos mas junto com todas as pessoas de boa vontade, colaboramos com todos os que estão trabalhando para o mesmo objetivo.