martedì 17 dicembre 2013

Lisboa: projecto de voluntariado GerAções

Olá,
Somos os Jovens Para o Mundo Unido (JPMU) e este ano, olhando para a cidade de Lisboa e tendo em vista a promoção da fraternidade, decidimos lançar-nos num projecto de voluntariado - GerAções - que terá duas vertentes:
•           Projecto crianças
"Periferia de Lisboa. Já imaginaste o que se passa naqueles bairros de que ninguém fala? Duas irmãs e um irmão missionários combonianos iniciaram o apoio a algumas crianças (na sua maioria, de famílias emigrantes) que vivem em Camarate, com o intuito não só de as tirar das ruas, como de lhes dar uma noção de regras, uma formação moral e um acompanhamento escolar regular.
Através de alguns contactos apurámos a necessidade de terem voluntários jovens, como nós, disponíveis para ajudar durante a semana à tarde (17h-19h). O nosso objectivo seria colmatar estas faltas e, levando um pouco da nossa alegria e dons específicos, acompanhar estas crianças. "
•           Projecto adultos/idosos
Acompanhar de forma contínua ou pontual as pessoas que estão sozinhas ou vivem em lares. O acompanhamento contínuo é realizado por meio de visitas aos idosos de 15 em 15 dias por parte das equipas de 2 ou 3 voluntários, onde se pretende: Ouvir os idosos; Realizar actividades lúdicas (jogos de tabuleiro ou cantar com eles); Atender às necessidades concretas de cada pessoa ( companhia para a missa, organizar medicamentos, cozinhar, organizar a casa, realizar pequenos arranjos).

Para ambos os projectos e de acordo com o número de voluntários inscritos, iremos formar equipas que se manterão fixas durante 3 meses.
Existe ainda a possibilidade de realizar voluntariado de forma pontual, no qual o voluntário integra uma equipa fixa. Esta poderá ser uma oportunidade para experimentar, trazer um amigo ou mesmo para ser realizada numa altura da vida em que a disponibilidade do voluntário esteja muito limitada, mas que este queira fazer a experiência.
Gostarias de colaborar connosco?
Preenche a ficha de inscrição através do link em baixo e qualquer dúvida não hesites em perguntar!
Os JPMU de Lisboa

Nessun commento:

Posta un commento