giovedì 30 aprile 2015

Diálogo a 360°: Conhece, Vive, Partilha - Portugal

Em Portugal a Semana Mundo Unido decorrerá de 1 a 10 de Maio de 2015 com o tema do diálogo inter religioso: “Diálogo a 360°: Conhece, Vive, Partilha”, reconhecendo a potencialidade das diferentes religiões no que respeita à dignidade humana e aceitação da diversidade. Um diálogo que, baseado antes de mais num conhecimento da própria identidade e do outro, se transforma em ações numa mensagem precisa: podemos construir juntos o futuro das nossas comunidades com o que podemos trazer de positivo e construtivo das nossas diferentes identidades.

Informações práticas:

A Semana Mundo Unido (SMU) irá ser constituída por vários eventos independentes e unidos no propósito de serem expressão da fraternidade universal como luz para o mundo, com particular atenção ao tema deste ano (“Diálogo a 360°: Conhece, Vive, Partilha”).

Temporalmente a SMU irá ser dividida em 3 momentos:
“Conhece”: a convivência ou a co existência não é suficiente e exige um conhecimento profundo de si e do outro.
“Vive”: o diálogo é fraternidade quando se transforma em ações concretas.
“Partilha”: a riqueza de um diálogo está na diversidade de ideias, experiências e costumes partilhados. Isto significa irmos ao encontro dos que são diferentes de nós dando algo nosso para gerar um enriquecimento recíproco.

No calendário de eventos, a decorrer de Norte a Sul do país, pretendíamos dedicar o dia 6 de Maio (quarta-feira) a um encontro de aprofundamento do diálogo inter-religioso entre grupos de diferentes convicções religiosas, de acordo com os pressupostos supracitados e cuja estrutura deverá ser pensada conjuntamente (partilha de experiências, workshops, etc.)

Nessun commento:

Posta un commento